EMERGÊNCIA - 47 3422.3132

A importância do veterinário anestesiologista

Profissional é responsável por acompanhar o animal durante todo o procedimento que exija anestesia

Publicado em: 12/09/2014

Cães & Gatos Centro VeterinárioSeu animal de estimação já precisou ser anestesiado? E você recebeu todas as informações necessárias sobre o procedimento? Apesar de ser bastante comum e importante, o procedimento anestésico ainda gera muitas dúvidas, por isso hoje vamos falar um pouco sobre o assunto.

A anestesia

Foi criada para os cuidados específicos de pacientes que necessitam de sedação, relaxamento muscular e ausência de dor, como nos casos de intervenções cirúrgicas, exames diagnósticos ou procedimentos ambulatoriais. Em todos os casos, ela requer administração e acompanhamento de um profissional específico no assunto: o médico veterinário anestesiologista.

Antes de tudo, este profissional deverá realizar a avaliação pré-anestésica, momento em que ele irá analisar detalhes como idade, raça, estado geral do paciente, exames pré-cirúrgicos e o tipo de intervenção que ele precisará. Esses parâmetros é que irão determinar qual protocolo anestésico deverá ser utilizado, dependendo também das condições de saúde do animal. Isso visa a diminuir os riscos anestésicos e proporcionar mais conforto ao paciente.

Confiança é primordial

Na hora de deixar a saúde dos animais aos cuidados de um profissional, a confiança é imprescindível. É ele quem deve orientar, esclarecer dúvidas e primar pelo bem-estar dos pacientes. “O anestesiologista é responsável pela manutenção dos sinais vitais, como pressão arterial, batimentos cardíacos e a frequência respiratória, dentre outras funções do organismo. Ele deverá estar ao lado do animal antes, durante e após o procedimento”, detalha a médica veterinária anestesiologista do Cães & Gatos Centro Veterinário, Jeannye Caovila.

A falta de informação sobre o assunto, muitas vezes leva as pessoas a terem receio em relação ao procedimento anestésico, destaca Jeannye: “Indico sempre consultar um profissional capacitado na área de anestesiologia, pois existe muita desinformação sobre o assunto, fato que pode gerar mais dúvidas e medo, além de colocar em risco a vida do animal. Somente o anestesiologista veterinário estará apto a esclarecer todas as dúvidas a esse respeito”, afirma ela.

Ouvir as explicações seguras desse profissional reduzirá a ansiedade quanto ao ato anestésico.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, o Centro Veterinário Cães & Gatos está sempre à disposição, com veterinários capacitados para atendê-lo.